segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O Exercício da Paciência

         O Exercício da Paciência
Esta é a história de um jovem que tinha um mau temperamento, pois facilmente se irritava e explodia em fúria. Um dia seu pai lhe deu um saco com pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, ele deveria pregar um prego atrás da porta.
No primeiro dia, o jovem pregou 37 pregos atrás da porta. As semanas que seguiram, e à medida em que ele aprendia a controlar o seu gênio, pregava cada vez menos pregos atrás da porta. Com o tempo descobriu que era mais fácil controlar seu gênio que pregar pregos atrás da porta, pois a cada ação de pregar fazia-o refletir sobre a sua má atitude.
Chegou, finalmente, o dia em que pode controlar o seu gênio durante todo o dia.
Depois de informar ao seu pai, este lhe sugeriu que retirasse um prego a cada dia que conseguisse controlar seu temperamento. Os dias se passaram e o jovem pode finalmente anunciar ao seu pai que não havia mais pregos atrás da porta.
Seu pai o pegou pela mão, levou-o até a porta e lhe disse:
- Meu filho, vejo que você trabalhou muito, mas olhe todos estes buracos na porta. Cada vez que você perde a paciência, deixa cicatrizes exatamente como as que você vê aqui. Você pode insultar alguém e retirar o insulto, mas dependendo da maneira como falou, poderá ser devastador e a cicatriz ficará para sempre. Uma ofensa verbal pode causar tanta mágoa e ressentimento como uma ofensa física. Restaurar a porta ao seu estado original é impossível, ela nunca mais será a mesma.
Trabalhar para controlar o próprio temperamento é mais proveitoso do que tentar eliminar as cicatrizes que causamos nos outros.
Fonte: Equipes de comunicação, doutrina e eventos do Santuário Central do TEN-TAO.

3 comentários:

  1. Fala Sérgio, beleza de blog!!!!

    Cara, muito sucesso para o Religare e para todos os outros projetos também! Embora estajamos mais distantes continuamos na mesma vibração. Vai fundo parceiro!!

    ResponderExcluir
  2. Sérgio! Maravilhosa reflexão! Que linda e simples...! Muito obrigada por compartilhar!

    E gostaria de dizer que estou esperando sua resposta... quando poderei contribuir ainda mais para boas reflexões ?! :-)

    Um grande beijo!
    Malu
    www.alimentacaointeligente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida .Sérgio como é bom o simples exemplo do que toda aquela falação intelectiva,o termo escolhido foi de uma felicidade incontestável, meu amigo vc está claro e surpreendente,
    Forte Abraço

    Marco Raeder

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e divulgue para os amigos !!!