segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Coluna : CAFÉ com GRANOLA - Por Maria Luíza Magalhães Paes Leme Sá


"Bom, mas agora vamos  ao que interessa... o que deve saber para começar??
Em primeiro lugar, vc deve saber que existem muitos mitos! O mito da proteína , por exemplo, é um deles. Não precisamos tanto de proteína como falam. Na verdade só precisamos de 6% à 10% de proteína!! É isso mesmo! Enquanto a indústria alimentícia nos cega com a informação que precisamos de 25% !! de proteína! Um absurdo, mas que faz sentido...afinal, eles precisam fazer uma média baseada em seus produtos : carne, leite e derivados! Então, por favor cuidado com o que lê. Tem muita bobagem e enganação por aí.

Mas vamos lá, por que excesso de proteína faz mal??
Muita proteína na nossa dieta é associada com todos os problemas de saúde, incluindo sintomas como a constipação e outras desordens digestivas que geralmente levam a toxemia (sangue e tecidos tóxicos) e eventualmente ao câncer.
Em geral, alimentos hiper-protéicos( ricos em proteínas) são acidificantes no corpo dos humanos ( até mesmo feijões, ervilhas e lentilhas contém muita proteína). Isso é porque seus minerais predominantes são os minerais ácidos - cloro, fósforo e enxofre. Para manter a homeostase( propriedade de regular seu ambiente interno) o corpo contrabalanceia a acidez causada pelo excesso de consumo de proteína. Infelizmente, o faz em parte usando um precioso mineral alcalino - o cálcio - da nossa corrente sanguínea. O corpo repõe o cálcio da corrente sanguínea, aonde os níveis de cálcio precisam se manter relativamente constantes, removendo-os dos dentes e ossos, abrindo espaço para a osteoporose e a queda de dentes.

Não é coincidência que as frutas e vegetais contenham apenas a quantidade  certa de proteína para manter e construir o corpo humano. Nem é uma coincidência que os minerais fornecidos predominantemente são : cálcio, sódio, magnésio e potássio. :-)

Encontramos proteínas em quantidades ideais nas folhas verdes ( as verde-escuras são preferidas tb). Isso quer dizer = salada de folhas em grande quantidade! rsrs

Em relação aos outros dois "elementos" fundamentais para uma alimentação equilibrada se encontram o Carboidrato e a Gordura.

Em relação à gordura, tome muito cuidado! Porque ela é a causadora de, praticamente, todas as doenças! Também deveríamos comer no máximo 10% de gordura por dia, e somente consumir: abacate; castanhas cruas, orgânicas e frescas; sementes(gergelim, linhaça, girassol) cruas, orgânicas e frescas; e outras nozes também cruas, orgânicas e frescas. Tudo inteiro/integral. Não deveríamos comer seus sumos = no caso, azeite, óleos de todos os tipos e nem cozidos ou tostados! Porque eles se tornam rançosos, e muuuiiittooo prejudiciais à saúde. Além de serem refinados = não existe na natureza, foifeito pelo homem através de máquinas e isso consequentemente não é normal para o corpo...é algo estranho, literalmente.

E em relação aos carboidratos, o nosso sistema digestivo e nossa fisiologia, por inteiro, foram desenhadas e feitas para o consumo de carboidratos simples = frutas!! Nada mais!
Porque?
Porque as frutas são perfeitas, doces, saborosas, aquosas, contém muita água - então, consequentemente, nos hidratam perfeitamente!; contém fibras solúveis - que são extremamente necessárias para o movimento peristáltico, que ajuda na evacuação -, nos dão todas as vitaminas que precisamos em quantidades perfeitas, que vem junto no pacote; e outras substâncias necessárias para a digestão otimizada. Tudo em seu perfeito equilíbrio e quantidade. Isso quer dizer = melhor digestão = melhor absorção de nutrientes = saúde otimizada. :-)

Além do que, os outros carboidratos complexos = difíceis de serem digeridos, não são ideais - que são os grãos ( arroz, milho, trigo, cevada, centeio, aveia etc) são extremamente severos aos nossos delicados tratos intestinais, já que não absorvem água e suas extremidades e laterais continuam afiadas. Essas fibras literalmente arranham nossas delicadas paredes intestinais, irritando e dilacerando-as como se tivéssemos comido vidro. Na resposta a essa abrasão a membrana mucosa, que protege as paredes intestinais, engrossa, o que faz a fibra irritar menos, entretanto reduz a capacidade do corpo de absorver nutrientes. = digestão atrapalhada = pouca absorção de nutrientes = saúde precária.
Temos também no grupo dos carboidratos complexos : raízes e tubérculos (batatas, batata doce, inhame, cenouras, beterrabas, rabanete, batata barôa e as do gênero) e legumes ( feijões, ervilhas e lentilhas).

Com a exceção do milho, ervilhas e algumas raízes como cenouras e beterrabas - quando tiradas diretamente da horta e consumidas logo em seguida sem nenhum processo: cozinhar, temperar etc - simplesmente nós não conseguimos consumir grandes quantidades, pois, carboidratos de amido são muito difíceis para nossos corpos digerirem. Isso acontece mesmo quando são comidos crus, germinados, cozidos, processados ou refinados. Não temos as enzimas digestivas( amilase) necessárias para quebrar os oligossacarídeos dos feijões, nem os polissacarídeos (celulose e outras fibras) nos grãos e vegetais de amido, um sinal convincente que não foram feitos para o consumo humano.

Então Sérgio, como podes ver, esse estilo de vida é simplificado, prático, ecológico, vegano (não se consome nenhum tipo de animal ou leite e seus derivados), ideal e inteligente.
Se se interessar por começar esse estilo de vida, estarei aqui para ajudá-lo no que for. Será um prazer! :-) E calma, não se assuste com toda essa informação... isso é só uma base para vc entender... a mudança é gradativa , porém, há de se ter determinação e disciplina para seguí-la. Mas vale à pena cada momento. A recompensa é uma saúde física, mental e espiritual excelentes além de um impacto mínimo no planeta. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e divulgue para os amigos !!!