"Bom, mas agora vamos ao que interessa... o que deve saber para começar??
Em primeiro lugar, vc deve saber que existem muitos mitos! O mito da proteína , por exemplo, é um deles. Não precisamos tanto de proteína como falam. Na verdade só precisamos de 6% à 10% de proteína!! É isso mesmo! Enquanto a indústria alimentícia nos cega com a informação que precisamos de 25% !! de proteína! Um absurdo, mas que faz sentido...afinal, eles precisam fazer uma média baseada em seus produtos : carne, leite e derivados! Então, por favor cuidado com o que lê. Tem muita bobagem e enganação por aí.
Mas vamos lá, por que excesso de proteína faz mal??
Muita proteína na nossa dieta é associada com todos os problemas de saúde, incluindo sintomas como a constipação e outras desordens digestivas que geralmente levam a toxemia (sangue e tecidos tóxicos) e eventualmente ao câncer.
Em geral, alimentos hiper-protéicos( ricos em proteínas) são acidificantes no corpo dos humanos ( até mesmo feijões, ervilhas e lentilhas contém muita proteína). Isso é porque seus minerais predominantes são os minerais ácidos - cloro, fósforo e enxofre. Para manter a homeostase( propriedade de regular seu ambiente interno) o corpo contrabalanceia a acidez causada pelo excesso de consumo de proteína. Infelizmente, o faz em parte usando um precioso mineral alcalino - o cálcio - da nossa corrente sanguínea. O corpo repõe o cálcio da corrente sanguínea, aonde os níveis de cálcio precisam se manter relativamente constantes, removendo-os dos dentes e ossos, abrindo espaço para a osteoporose e a queda de dentes.
Não é coincidência que as frutas e vegetais contenham apenas a quantidade certa de proteína para manter e construir o corpo humano. Nem é uma coincidência que os minerais fornecidos predominantemente são : cálcio, sódio, magnésio e potássio. :-)
Encontramos proteínas em quantidades ideais nas folhas verdes ( as verde-escuras são preferidas tb). Isso quer dizer = salada de folhas em grande quantidade! rsrs
Em relação aos outros dois "elementos" fundamentais para uma alimentação equilibrada se encontram o Carboidrato e a Gordura.
Em relação à gordura, tome muito cuidado! Porque ela é a causadora de, praticamente, todas as doenças! Também deveríamos comer no máximo 10% de gordura por dia, e somente consumir: abacate; castanhas cruas, orgânicas e frescas; sementes(gergelim, linhaça, girassol) cruas, orgânicas e frescas; e outras nozes também cruas, orgânicas e frescas. Tudo inteiro/integral. Não deveríamos comer seus sumos = no caso, azeite, óleos de todos os tipos e nem cozidos ou tostados! Porque eles se tornam rançosos, e muuuiiittooo prejudiciais à saúde. Além de serem refinados = não existe na natureza, foifeito pelo homem através de máquinas e isso consequentemente não é normal para o corpo...é algo estranho, literalmente.
E em relação aos carboidratos, o nosso sistema digestivo e nossa fisiologia, por inteiro, foram desenhadas e feitas para o consumo de carboidratos simples = frutas!! Nada mais!
Porque?
Porque as frutas são perfeitas, doces, saborosas, aquosas, contém muita água - então, consequentemente, nos hidratam perfeitamente!; contém fibras solúveis - que são extremamente necessárias para o movimento peristáltico, que ajuda na evacuação -, nos dão todas as vitaminas que precisamos em quantidades perfeitas, que vem junto no pacote; e outras substâncias necessárias para a digestão otimizada. Tudo em seu perfeito equilíbrio e quantidade. Isso quer dizer = melhor digestão = melhor absorção de nutrientes = saúde otimizada. :-)
Além do que, os outros carboidratos complexos = difíceis de serem digeridos, não são ideais - que são os grãos ( arroz, milho, trigo, cevada, centeio, aveia etc) são extremamente severos aos nossos delicados tratos intestinais, já que não absorvem água e suas extremidades e laterais continuam afiadas. Essas fibras literalmente arranham nossas delicadas paredes intestinais, irritando e dilacerando-as como se tivéssemos comido vidro. Na resposta a essa abrasão a membrana mucosa, que protege as paredes intestinais, engrossa, o que faz a fibra irritar menos, entretanto reduz a capacidade do corpo de absorver nutrientes. = digestão atrapalhada = pouca absorção de nutrientes = saúde precária.
Temos também no grupo dos carboidratos complexos : raízes e tubérculos (batatas, batata doce, inhame, cenouras, beterrabas, rabanete, batata barôa e as do gênero) e legumes ( feijões, ervilhas e lentilhas).
Com a exceção do milho, ervilhas e algumas raízes como cenouras e beterrabas - quando tiradas diretamente da horta e consumidas logo em seguida sem nenhum processo: cozinhar, temperar etc - simplesmente nós não conseguimos consumir grandes quantidades, pois, carboidratos de amido são muito difíceis para nossos corpos digerirem. Isso acontece mesmo quando são comidos crus, germinados, cozidos, processados ou refinados. Não temos as enzimas digestivas( amilase) necessárias para quebrar os oligossacarídeos dos feijões, nem os polissacarídeos (celulose e outras fibras) nos grãos e vegetais de amido, um sinal convincente que não foram feitos para o consumo humano.
Então Sérgio, como podes ver, esse estilo de vida é simplificado, prático, ecológico, vegano (não se consome nenhum tipo de animal ou leite e seus derivados), ideal e inteligente.
Se se interessar por começar esse estilo de vida, estarei aqui para ajudá-lo no que for. Será um prazer! :-) E calma, não se assuste com toda essa informação... isso é só uma base para vc entender... a mudança é gradativa , porém, há de se ter determinação e disciplina para seguí-la. Mas vale à pena cada momento. A recompensa é uma saúde física, mental e espiritual excelentes além de um impacto mínimo no planeta. "
Religare Café É a agenda e o registro das atividades artísticas e culturais promovidas na Cabana da Arara, estalagem e sede do Projeto Estação Ambiental Charles Darwin, que mantém alojamentos com foco na hospedagem de ecoturistas, estudantes, pesquisadores, professores, ciclo-turistas, observadores de pássaros entre outros visitantes da Serra da Tiririca e do Parque Estadual da Serra da Tiririca. #poetadaalma
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Ruminação
É a recorrência involuntária
à idéia solitária
da lembrança imaginária
mera ilusão sedentária
que torna a vida temerária
quando teima em existir.
E este ruminar emocional
é o seu viés infernal
rescindindo à ausência celestial
que antecipa o Umbral
que ainda jaz no âmago atemporal
espaço interior da Alma imortal.
Para lembrar, que
de nada adianta ruminar,
remoendo o que já foi, digerido
e que deve ser esquecido
para tornar mais leve
a digestão,
do banquete que a vida oferece
e que não sabemos apreciar,
por termos perdido o paladar,
por insistir em ruminar.
Sergio Renato Bacellar - 22/09/2009
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
O melhor Caminho
É a qualidade do amor que, abrasando nosso coração, converte o isolamento ou a simples proximidade em verdadeira presença.
O melhor caminho é aquele que Deus quer para nós, aquele que as circunstâncias nos indicam, aquele que nosso temperamento nos impõe, aquele no qual, em última análise, podemos melhor amar as pessoas e a Deus.
( Os caminhos do Silêncio - Michel Hubaut )
O Justo e o Certo
Nem tudo o que é justo,
é certo.
Nem tudo o que é certo,
é justo.
Às vezes o justo é incerto.
Às vezes o certo é injusto.
Sergio Renato Bacellar
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Os Caminhos do Silêncio - Michel Hubaut
Antes de mais nada, é em nível de diálogo interior consigo mesmo
que o homem tenta ler e compreender a sua história,
seu passado, seu presente e seus projetos,
que ele tenta analisar seus sucessos e insucessos, seus sonhos e decepções, suas alegrias e tristezas, enfim . . .
que ele tenta unificar sua vida no tempo, sob pena de ser um feixe de palha
levado à mercê das sucessivas ondas dos anos que passam.
Editora Paulus - Espírito e Vida
Quem não sou ???
Não sou aquele que aponta o dedo,
e que guarda segredo
da grande verdade
da mera realidade
do seu medíocre viver.
Requentando a existência
na morna rotina,
que na prática
nunca se amotina
na displicência disciplinada,
como quem repete
uma obra ensaiada,
no lugar comum em que existe
no vulgar cotidiano,
entra ano e sai ano.
Olhando os outros
como se não fossem humanos,
mas apenas uma peça perdida
no tabuleiro da vida
onde todos estamos.
Se esquece porém,
da regra Divina
que nos detém,
sirva sempre ao semelhante
se quiser vir a ser alguém.
04/04/2009
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
O Exercício da Paciência
O Exercício da Paciência
Esta é a história de um jovem que tinha um mau temperamento, pois facilmente se irritava e explodia em fúria. Um dia seu pai lhe deu um saco com pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, ele deveria pregar um prego atrás da porta.
No primeiro dia, o jovem pregou 37 pregos atrás da porta. As semanas que seguiram, e à medida em que ele aprendia a controlar o seu gênio, pregava cada vez menos pregos atrás da porta. Com o tempo descobriu que era mais fácil controlar seu gênio que pregar pregos atrás da porta, pois a cada ação de pregar fazia-o refletir sobre a sua má atitude.
Chegou, finalmente, o dia em que pode controlar o seu gênio durante todo o dia.
Depois de informar ao seu pai, este lhe sugeriu que retirasse um prego a cada dia que conseguisse controlar seu temperamento. Os dias se passaram e o jovem pode finalmente anunciar ao seu pai que não havia mais pregos atrás da porta.
Seu pai o pegou pela mão, levou-o até a porta e lhe disse:
- Meu filho, vejo que você trabalhou muito, mas olhe todos estes buracos na porta. Cada vez que você perde a paciência, deixa cicatrizes exatamente como as que você vê aqui. Você pode insultar alguém e retirar o insulto, mas dependendo da maneira como falou, poderá ser devastador e a cicatriz ficará para sempre. Uma ofensa verbal pode causar tanta mágoa e ressentimento como uma ofensa física. Restaurar a porta ao seu estado original é impossível, ela nunca mais será a mesma.
Trabalhar para controlar o próprio temperamento é mais proveitoso do que tentar eliminar as cicatrizes que causamos nos outros.Fonte: Equipes de comunicação, doutrina e eventos do Santuário Central do TEN-TAO.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Ser quem és !!!
Um dia pedi ao Altíssimo
permitir-me apenas ser quem sou
cumprindo sua Divina vontade
naquilo à que me prestou.
Esqueci contudo o mais importante
refletido em sua risada,
pela besteira pronunciada
por mim naquele instante.
Como quem revela
a ingênua ignorância
daquele que está distante
sem perceber a audácia
da óbvia falácia
contida na petição
daquele que olvida
a necessária razão, e
o profundo sentido
de estar sempre
a Ti unido
em eterna redenção.
Para lembrar finalmente,
que sem Deus
não há gente,
nem a mínima salvação.
Portanto fez-me ver
o Altíssimo
a besteira do pedido
em ser o que já sou,
querendo engodar a si mesmo
na miragem que o ego plantou.
Então fica a lição,
do silêncio que vem de cima
ensinando que já és,
aquilo que queres ser.
SRB - 11/09/2009
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Declaro-me Vivo - Chamalú - Índio Quechua
Quando somos maiores que aquilo que fazemos,
nada pode desequilibrar-nos.
Mas quando permitimos
que as coisas se tornem
maiores que nós,
nosso desequilíbrio está garantido.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Correção
Quando a Lei Divina é violada nas suas reações
internas e externas,inexoravelmente a sua consciência divina o conduz de um modo tal que restaure a ordem e o equilíbrio em sua vida.
Vão ocorrer situações que parecem castigos, quando na verdade são o remédio para colocá-lo na trilha certa. Não importa onde ou quando você se desvie, o equilíbrio tem que ser restabelecido, de forma que, através das suas dificuldades, você finalmente chegue ao ponto em que muda sua direção interna.
(Do livro Não temas o Mal - Eva Pierrakos - ditado pela entidade O Guia - Método Patchwork)
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Rifa-se um coração - Clarice Lispector
Rifa-se um coração
quase novo.
Um coração idealista.
Um coração como poucos.
Um coração à moda antiga.
Um coração moleque
que insiste em pregar
peças no seu usuário.
Rifa-se um coração
que na realidade
está um pouco usado,
meio calejado,
muito machucado
e que teima em alimentar
sonhos e cultivar ilusões.
Um pouco inconseqüente,
que nunca desiste
de acreditar nas pessoas.
Um leviano
e precipitado coração
que acha que Tim Maia
estava certo
quando escreveu...
“Não quero dinheiro,
eu quero amor sincero,
é isso que eu espero..."
Um idealista...
Um verdadeiro sonhador...
Rifa-se um coração
que nunca aprende.
Que não endurece,
e mantém sempre viva
a esperança de ser feliz
sendo simples e natural
Um coração insensato,
que comanda o racional,
sendo louco o suficiente
para se apaixonar.
Um furioso suicida
que vive procurando
relações e emoções verdadeiras.
Rifa-se um coração
que insiste em cometer
sempre os mesmos erros.
Esse coração
que erra, briga, se expõe.
Perde o juízo por completo
em nome de causas e paixões.
Sai do sério e, às vezes,
revê suas posições
arrependido
de palavras e gestos.
Este coração tantas vezes
incompreendido.
Tantas vezes provocado.
Tantas vezes impulsivo.
Rifa-se este desequilibrado emocional,
que abre sorrisos tão largos
que quase dá
pra engolir as orelhas,
mas que também
arranca lágrimas
e faz murchar o rosto.
Um coração para ser alugado,
ou mesmo utilizado
por quem gosta
de emoções fortes.
Um órgão abastado,
indicado apenas
para quem quer viver
intensamente
e, contra indicado
para os que apenas
pretendem passar pela vida
matando o tempo,
defendendo-se das emoções.
Rifa-se um coração
tão inocente
que se mostra
sem armaduras
e deixa louco
o seu usuário.
Um coração
que quando parar de bater
ouvirá o seu usuário dizer
na hora da prestação de contas:
"O Senhor pode conferir.
Eu fiz tudo certo,
só errei quando coloquei sentimento.
Só fiz bobagens e me dei mal
quando ouvi este louco
coração de criança
que insiste em não endurecer,
e se recusa a envelhecer".
Rifa-se um coração,
ou mesmo troca-se por outro
que tenha um pouco
mais de juízo.
Um órgão mais fiel
ao seu usuário.
Um amigo do peito
que não maltrate tanto
o ser que o abriga.
um coração que não seja
tão inconseqüente.
Rifa-se um coração
cego, surdo e mudo,
mas que incomoda um bocado.
Um verdadeiro
caçador de aventuras
que ainda não foi adotado,
provavelmente,
por se recusar a cultivar
ares selvagens ou racionais,
por não querer perder o estilo.
Oferece-se
um coração vadio,
sem raça, sem pedigree.
Um simples
coração humano.
Um impulsivo membro
de comportamento
até meio ultrapassado.
Um modelo cheio
de defeitos que,
mesmo estando
fora do mercado,
faz questão
de não se modernizar,
mas vez por outra,
constrange
o corpo que o domina.
Um velho coração
que convence
seu usuário
a publicar
seus segredos
e a ter a petulância
de se aventurar
como poeta.
Assinar:
Postagens (Atom)